Apresentação

Territorial (ISSN 2238-5525) é um caderno eletrônico que abre espaço para publicação de trabalhos inéditos (textos, crônicas e foto-narrativas)* com temas abertos e a partir de diferentes enfoques teórico-metodológicos. O seu objetivo principal é reunir e divulgar ideias e reflexões de maneira simples e objetiva. Considerando a grande quantidade de periódicos que publicam artigos científicos, pensamos em disponibilizar, também, um meio de divulgação que possibilite publicar crônicas, foto-narrativas, textos, ideias introdutórias e até mesmo uma prévia do que venha ser publicado em outro formato. Isso justifica o nome "caderno de textos".

O esforço de síntese, considerando alguns temas e assuntos mais complexos, pode ser perigoso. Mas o estímulo ao debate e a necessidade de divulgação científica suscitam a nossa capacidade de diálogo também por meio de textos introdutórios. Poucas páginas, portanto, não diminuem a importância de uma discussão, as quais, quando divulgadas, podem desencadear outras mais densas e necessárias. Também há uma variedade de debates e informações que geralmente não se enquadram em formatos textuais extensos, demandando outros formatos, como crônicas e foto-narrativas.

O Caderno está dividido em três seções: Textos, Crônicas e Foto-Narrativas. O processo de avaliação dos trabalhos recebidos é feito pelo conselho científico com acompanhamento dos coordenadores de cada seção.

O Caderno Territorial é coordenado e editado por professores de instituições de ensino de Goiânia (GO), Porto Velho (RO), Minaçu (GO), Dianópolis (TO) e Brasília (DF). O Territorial está vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (LABOTER), do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Verifique as normas do Caderno e envie seu texto.

* O site também disponibiliza versões atualizadas de textos publicados originalmente em outros meios. Neste caso, no lugar da ficha bibliográfica, é indicado a publicação original do texto.